top of page
Blog: Blog2

Reflexões da quarentena-casulo

  • Foto do escritor: Encanto Pediatria
    Encanto Pediatria
  • 13 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

O que podemos aprender passando mais tempo com nossas crianças:




Difícil você ter olhado pra foto e não ter sorrido – ainda que com o coração. Tem algo no sorriso das crianças que se conecta com o que há de mais puro na gente, né?

Eu sou suspeita, sei disso, mas acho que as crianças despertam a nossa melhor versão.

Elas nos autorizam ao otimismo. Nos convidam a ver a vida de um outro ângulo. Nos motivam a pensar em soluções, mesmo que não estejamos no cenário ideal.


Dificilmente algum de nós dirá “Filho, não tem sentido acreditar que as coisas vão melhorar. Só vejo pontos negativos em tudo que estamos vivendo e tentar achar oportunidades no meio desse caos é incoerente”. Se pensarem, por favor, liguem para o amigo mais próximo e desabafem. Mas não digam isso a uma criança.


Não é apenas sobre o otimismo de Pollynna, mas também sobre a simplicidade de Jack, no seu Quarto. Talvez as crianças sejam capazes de enxergar a vida sem o véu da interpretação e do julgamento, sem os óculos da dicotomia, que reduzem tudo e todos ao “meu lado” e “lado adversário”. Elas sabem que a melhor forma de ganhar é com “Um, dois, três...salve todos”.


Crianças dominam a arte de viver o momento presente, não perdem seu precioso tempo conjecturando sobre o futuro, e também não remoem mágoas do passado. Elas apenas vivem um dia de cada vez.

E será que o que rotulamos de ingenuidade não poderia ser entendido como o estado mais puro da nossa essência? O adulto dentro de você provavelmente se contorceu, mas o convite é para estimular o diálogo entre os dois: o adulto e a criança que moram na gente.


Podemos mudar o mundo agora? Bom, talvez não diretamente. Mas podemos mudar o ambiente ao nosso redor, e isso já é ótimo. Talvez possamos continuar pagando nossa diarista, para que ela fique em casa cuidando de si e da família. Talvez possamos ajudar algum trabalhador autônomo, valorizando seu trabalho. Talvez possamos contribuir com algum abrigo – será que não poderíamos fazer uma faxina no armário e separar algumas roupas para doar? Pode ser também que não seja possível fazer nada disso agora – e tudo bem. Podemos ir cada vez mais pra dentro, e começar com o que for possível.


Fazer do nosso lar um ambiente melhor. Ligar para um amigo. Abraçar quem está do nosso lado. Sorrir, ainda que de máscara; afinal quem sorri mesmo é o coração. Espalhar o amor de dentro pra fora.


E, se você perguntar a uma criança, talvez ela te diga que isso é mudar o mundo.

Se você puder, dê um sorriso desse hoje. Pode ser que faça seu dia mais feliz. Pode ser que faça o dia de alguém mais feliz.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


(71) 99939-3980

(71) 3261-6000

©2019 por Encanto Pediatria. Orgulhosamente criado com Wix.com por Juliana Galluccio

bottom of page