G-A-S-T-R-O-S-T-O-M-I-A ! Você faz parte da turma que nunca ouviu essa palavra, a que morre de medo
- Encanto Pediatria
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Vamos tirar algumas dúvidas sobre o assunto?
A gastrostomia é a criação de um orifício artificial externo que faz um comunicação com o estômago. Através dela é dado suporte nutricional necessário e por vezes medicamentos também.
Quando é indicada a gastrostomia?
Para aquelas crianças que têm dificuldade de comer por via oral! Aí entram tanto aqueles que engasgam frequentemente (o que traz para eles maior risco de BRONCOASPIRAÇÃO – quando parte da comida acaba indo parar nos pulmões e causando pneumonias de repetição), aqueles que não conseguem ingerir uma quantidade suficiente de alimento (então estão sempre subnutridos, e sabemos que o déficit nutricional faz com que a criança esteja mais susceptível a diversas complicações inclusive infecciosas!)
Algumas crianças com doenças metabólicas tem como base principal evitar o jejum, o que pode ser difícil no período noturno em crianças menores.
Algumas doenças neuromusculares evoluem com fraqueza progressiva inclusive da musculatura faríngea, tornando-se com o tempo um risco a alimentação via oral.
A gastrostomia pode ser definitiva ou temporária, dependendo do motivo pelo qual o procedimento foi realizado e dos treinamentos junto à equipe de fonoaudiologia quando indicado.
Sabemos que pensar em alimentar-se por algum lugar que não pela boca parece antinatural e assusta quando pensamos sobre isso pela primeira vez, mas quando analisamos de forma mais profunda e somos capazes de enxergar esta como uma forma de trazer qualidade de vida, longeividade e segurança para uma pessoa, podemos encarar a gastrostomia como um avanço da ciência pela vida!
Então agora quando conhecermos alguém que tem uma gastrostomia vamos entender a importância desse artifício pra ela e aos poucos tirar o estigma que existe sobre ele, encarando-o como um aliado na construção de uma vida melhor para cada um que o usa.
Daise França
Neuropediatra
Comentarios