Chegou Dezembro!
- Encanto Pediatria
- 3 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Bem vindo, Dezembro!

Dezembro chegou,
E com ele chega também todo o pacote que envolve “o último mês do ano”.
De cara, ele já vem anunciando a sua chegada desde os meses anteriores, afinal a cidade começa a se enfeitar para o #Natal!
Por todo lado vemos as luzes, decorações e...apelos de anúncios e promoções. É sobre isso que vamos conversar um pouco.
Não tem nada de errado em #presentear nossos pequenos, ok? Quem não gosta de receber um presente no fim de ano? Mas precisamos ensinar às nossas crianças, desde cedo, que o “Natal” é muito mais que “Papai Noel”.
Independente da #religião que a família faça parte, o espírito em geral é comum: #amor, #caridade, #confraternização.
Esse pode, inclusive, ser um bom momento para conversar com as #crianças sobre a religião e origem do Natal, além das diferentes celebrações que ocorrem em crenças diferentes da sua, afinal, precisamos ensinar as crianças a respeitar todas as crenças e celebrações.
Uma outra forma de despertar o interesse dos pequenos é incluí-los nos #preparativos.
Enfeitar a casa, arrumar a árvore de Natal: tudo isso vai preservando o clima mágico que a maioria de nós, adultos, temos do Natal.
Aquelas lembranças gostosas de quando ficávamos ansiosos na noite de Natal, esperando o tal do “Papai Noel” chegar, lembram?
Elas nascem desse clima, e precisamos preservá-las.
Despertar o interesse das crianças para além dos presentes que elas ganham no Natal é um papel nosso, sim. É preciso ensinar (e recordar) que o Natal é muito mais sobre “rituais” do que sobre “presentes”; que o momento mais importante da noite de Natal não é abrir as embalagens, é o encontro em si.
Aqui vão algumas sugestões do que podemos fazer nesse tema:
Que tal propor uma “gincana de Natal”: pesquisar sobre como/quando o Natal é celebrado em diferentes religiões, e qual a origem do significado para cada uma delas;
Incentive os presentes manuais! Crianças gostam de presentear os familiares também, ajude os pequenos nas suas criações (desenhos, artesanato, música);
Que tal incluir as crianças também na preparação da “ceia de Natal”? Pesquisem juntos alguma receita que eles possam ajudar a fazer;
E, claro! Não existem ajudantes melhores para enfeitar árvores de natal (sejam elas grandes, pequenas ou alternativas) que as crianças!
Um beijo e bons preparativos para todos!
(Texto: Ana Luisa Guimarães Siqueira Imagem: Jonathan Borba)
Comments