Como proteger o recém nascido em tempos de COVID?
- Encanto Pediatria
- 16 de set. de 2020
- 2 min de leitura

A chegada de um filho é um momento de muita alegria, mas que normalmente também envolve alguma ansiedade e muitas preocupações.
Em tempos de COVID então, tudo isso ainda mais força, podendo deixar muitas famílias inseguras. Vamos entender como proteger os recém nascidos, tranquilizar os pais e aproveitar esse momento tão especial que é a chegada de um bebê.
Vamos às dúvidas mais frequentes:
Preciso usar máscara quando estiver perto do recém nascido?
A menos que os cuidadores estejam doentes, não. Para as crianças é muito importante o contato com o rosto humano, pois vão se familiarizando com as emoções, o tom de voz, as texturas. Esses estímulos são essenciais para o desenvolvimento neurológico do bebê.
Posso amamentar?
SIM! Pode e deve! O leite materno é a barreira imunológica mais poderosa que podemos oferecer aos bebês, e não há evidências de que exista contaminação do leite pelo coronavírus. O aleitamento deve ser mantido mesmo em casos de mães com COVID, contanto que elas tenham condições clínicas de amamentar.
Algumas recomendações gerais:
Recém nascidos não devem sair de casa?
Essa é uma recomendação que independe de coronavírus. Os recém nascidos não devem sair para passear ou fazer visitas. No primeiro mês de vida ele deverá ir ao pediatra e outros atendimentos pontuais, caso seja necessário.
Evitar visitas?
Outra recomendação universal: evitar as visitas.
Sabemos que todos estão ansiosos para conhecer o novo integrante da família, mas não é recomendado que isso seja feito logo, ainda mais levando-se em conta que estamos em distanciamento social. Caso seja necessário a presença de alguém “de fora”, é importante que a pessoa tenha muita atenção e cuidado com a higiene ao entrar em contato com a criança.
Evitar pegar nas mãos do bebê?
Bebês levam as mãos o tempo todo à boca, então devemos evitar ao máximo tocá-los. Quando for necessário, é importante que o cuidador certifique-se de lavar bem as suas mãos ou passar álcool em gel.
Comments