Aleitamento materno em tempos de COVID-19
- Encanto Pediatria
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Bom, não precisa dizer que imaginamos como devem estar as cabeças das novas e futuras mães em tempo de pandemia: é realmente tudo muito novo.
Viemos aqui trazer um pouco das informações que temos até o momento, lembrando que novas recomendações e diretrizes vão surgindo conforme as pesquisas avançam.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um documento científico sobre o assunto, vamos deixar o link aqui pra quem quiser se aprofundar um pouco mais.
Destacamos alguns pontos que achamos interessantes para vocês:
“Mais uma vez, não há nenhuma comprovação irrefutável de transmissão vertical do vírus através do leite materno. Levando-se em conta que os benefícios do aleitamento materno superam em muito os riscos do COVID-19 nessa população, a manutenção da amamentação é recomendada e deve ser orientada, independentemente de a mãe ser assintomática, suspeita ou COVID-19 confirmada”
“É fundamental, que em tempos de COVID-19, pela disseminação do vírus através das gotículas respiratórias, os seguintes cuidados gerais sejam tomados:
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos antes e depois de tocar o bebê;
Usar máscara facial de pano (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação;
A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada;
Evitar que o bebê toque o rosto da mãe, especialmente boca, nariz, olhos e cabelos;
Após a mamada, em caso de mães suspeitas ou confirmadas de COVID-19, os cuidados com o bebê (banhos, sono) devem ser realizados por outra pessoa na casa que não tenha sintomas ou que não seja também confirmado de COVID-19. Em caso de troca de fraldas, o uso de luvas cirúrgicas ou de procedimento descartáveis é recomendado.
Comments